ENTENDA O MUNDO DOS CÃES

Cada espécie animal, por apresentar uma determinada capacidade de percepção, vive num mundo particular, diferente do das outras espécies. O cão, por exemplo, tem um olfato superior ao do homem, fazendo com que seu mundo inclua muito mais odores do que o nosso. E isto acontece não somente no momento da percepção, mas também posteriormente, no mundo guardado pela memória.
O mundo dos cães, no entanto, não depende apenas da capacidade de perceber o que está ao seu redor. Outro fator muito importante é o significado que as coisas que eles percebem podem adquirir. Um exemplo de relacionamentos diferentes entre um cão e um mesmo objeto talvez ilustre bem a importância que devemos dar à idéia de significado, se quisermos entender melhor o comportamento do animal.

Vamos imaginar que ele possua um pedaço de pano velho e que, em determinado momento, esteja deitado em cima, descansando quieto. O pano, então, estará servindo como um meio dele se isolar do chão frio ou como um objeto que pode lhe proporcionar conforto. Em seguida, digamos que ele esteja mordendo o pano firmemente e sacudindo a cabeça para os lados com toda a rapidez. Apesar do objeto continuar sempre o mesmo, estará sendo utilizado de maneira diferente e, portanto, passará a ter um significado também diferente. Pode ser que naquele momento signifique um alvo de agressão ou, talvez, um brinquedo.

Provavelmente, o que faz com que o pano mude o seu significado é o estado motivacional em que o animal se encontra e que, nos exemplos citados, era a motivação para dormir, agredir ou brincar.

Por outro lado, o significado dos objetos também é importante para o mundo afetivo dos cães, e pode variar conforme o caso. Se colocarmos aquele mesmo pedaço de pano dentro do abrigo do cão e depois fora dele, veremos que o animal lhe dará um valor maior enquanto ele estiver no abrigo, pois adquirirá o significado de posse, podendo até fazer com que ele se comporte agressivamente se alguém resolver tirá-lo daquele local.

Até agora, temos falado do papel de significados no comportamento do cão em relação a objetos. No entanto, eles se tornam muito mais importantes quando considerados se relacionamento com outros animais, inclusive cães ou com o próprio homem. Neste último caso, podemos exemplificar essa importância mencionando o comportamento de um cão em relação a uma mesma pessoa em situações diferentes.

Se alguém acariciar o cão, este pode lamber-lhe a mão como uma forma de comportamento social positivo. Mas, se a pessoa tentar tirar a comida ou um osso, ele poderá até avançar e morder, isto porque o significado que este ser humano tinha para o cão mudou completamente e ele comportou-se de acordo com o que interpretou naquele momento. Em vista disso, chega-se à conclusão de que conhecer a idéia de significado é fundamental se quisermos compreender melhor as razões do comportamento de nosso fiel amigo.

© Texto Produzido Por Luciana Madjarof Bussamra